MODULOS

MODULO 1 - CERÂMICA 




A palavra "CERÂMICA" deriva do termo grego KERAMIKE, derivação de KERAMOS, que significa argila. Cerâmica é o conjunto de actividades destinadas à elaboração de toda a espécie de objectos, com barros de qualquer classe, decorados ou não, utilizando-se a propriedade que possui a argila de se moldar facilmente no estado de barro cru (húmido), adquirindo dureza à medida que avança a sua secagem ou por efeito da cozedura.

(Estas informações foi retirada do site: www.apicer.pt)

A cerâmica é o material que acompanha o homem há mais tempo. Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, ele necessitava não apenas de um abrigo, como de vasilhas para armazenar a água, os alimentos colhidos e as sementes para a próxima safra. Tais vasilhas tinham que ser resistentes ao uso, impermeáveis a humidade e de fácil fabricação. Essas facilidades foram encontradas na argila.

A capacidade da argila de ser moldada quando misturada em proporção correcta de água, e de endurecer após a queima, permitiu que ela fosse utilizada na construção de casas, de vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes, na construção de urnas funerárias e até como "papel" para escrita.

Todos esses inúmeros usos são importantes para a Arqueologia que estuda a história das civilizações baseada em fragmentos desses utensílios.

Os ductos cerâmicos foram utilizados a 4000 AC no antigo Egipto e na Ilha de Creta, em obras de irrigação, drenagem, transporte de água e coleta de esgotos.

O Museu Britânico possui uma "manilha cerâmica" retirada de escavações realizadas na Pérsia com cerca de 4000 anos e que se encontra em perfeito estado de conservação.
Há cerca de 2000 anos, isto é, bem antes da descoberta do Brasil pelos portugueses, já existiam em nosso país populações que fabricavam cerâmicas, eram aldeias instaladas próximas a rios e ribeirões, vivendo da caça e pesca, cultivando determinadas plantas e capazes de manipular convenientemente o barro, produzindo uma gama variada de potes, baixelas e outros artefactos cerâmicos. O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, através de seu Sector de Arqueologia, desenvolve programas de prospecções e escavações em diversas regiões do Estado e delas emergem uma série de respostas cuja interpretação envolve o concurso de multidisciplinas.


MODULO 2 - OURIVESARIA


O que é a ourivesaria?

O profissional que realiza o trabalho de ourivesaria e o ourives.
O ourives trabalha materiais preciosos, mais especificamente prata e ouro,  na fabricação de jóias, colares, anéis, pulseiras, pregadeiras, pendentes, . . .
Esta arte divide-se em duas áreas, a joalharia, peças de adorno, e prataria, peças para o espaço.
Desde de cedo o Homem utiliza peças de adorno, é uma arte bem antiga.
As técnicas de fabricação passam pela martelagem que é, o ourives utiliza o martelo para talhar o bloco de ouro, ate ficar com a forma desejada, modelagem que é, o ourives para dar melhor forma ao bloco de ouro utiliza ferramentas com maior grau de precisão, com matrizes que estampam partes da peças de maneira uniforme, soldagem que é, serve para soldar peças de ourivesaria por se tratar de peças pequenas a feito com instrumentos de precisão, refinamento que é, com a jóia modelada, chegou a hora da aprimoração, passado pelo polimento, cravação de pedras e diamantação e a técnica de cera deretida.