quarta-feira, 4 de maio de 2011

Modulo 5 - Projecto - Aula 1


  • Palestra com a psicóloga sobre as escolhas que temos que fazer para o 11º ano
  • Apresentação de um powerpoint sobre têxteis
  • Lançaram o desafio
  • Foi nos explicado como ia correu este modulo
  • Fiz o conceito
Apontamentos do Powerpoint:




DESAFIO:


Tema – “A Metamorfose” de Franz Kafka
« (…) A senhora Samsa e Grete curvaram-se sobre as suas cartas, como se quisessem continuar a escrever; o senhor Samsa, reparando que a mulher-a-dias já se estava a fazer para contar tudo em pormenor, levantou decididamente a mão, não a deixando sequer começar. Impedida de contar o que quer que fosse, a mulher lembrou-se subitamente da pressa que tinha e exclamou, obviamente ofendida:
- Adeusinho a todos. (…)» (“A Metamorfose”, Franz Kafka)

  1. DesafioO fim deste teu tempo de metamorfose aproxima-se… o que gostarias de contar a ti mesmo(a) sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns largos anos tropeçares nas tuas memórias? Procura traduzir este novo desafio através do desenvolvimento de objectos tridimensionais têxteis, a serem explorados no teu diário de projecto.  
  1. Conceito – regista as tuas ideias por meio de um texto.
  1. Referenciais a utilizar na exploração do conceito – explicita os teus referenciais (trechos do livro de Franz Kafka, textos de autores vários que abordem o tema da metamorfose, imagens, …).

  1. Pesquisa – realiza uma investigação sobre a produção artística ao nível dos têxteis que se relacione com o tema da metamorfose.
  1. Exploração de ideias – explora graficamente várias possibilidades, por meio do registo e da inclusão de formas, texturas e materiais, com vista à construção de objectos tridimensionais têxteis.
  1. Selecção e desenvolvimento de uma ideia – opta pela proposta que pareça mais conseguida e desenvolve-a, explorando possibilidades diversas, bem como apresentando os textos e desenhos necessários à sua plena compreensão.
  1. Realização – a execução será levada a cabo nas sessões oficinais, usando o diário de projecto de cada aluno (incluir registos fotográficos das peças, bem como do seu processo construtivo, no portefólio).
  1. Apresentação final
  1. Avaliação – os instrumentos de avaliação a considerar serão os seguintes: diário de projecto; introdução do conceito no(s) blogue(s); portefólio de processo; produtos realizados na oficina (diário de projecto); apresentação final; interacção do aluno com os professores/turma durante as aulas.




Explicação do método de trabalho:



Exemplos:



CONCEITO:

O que queres deixar como mensagem. . .?

“Olá, espero que seja eu daqui a uns anos a ver/ler esta mensagem: eu perdi muitas coisas, estou lã no fundo sozinha, com dores, sem ninguém,  . . .
A escuridão obsorve o meu, o meu viver, mas hoje sinto-me com força para ser eu a observer a dor, hoje contigo sinto-me viva, a com a tua ajuda sobrevivi, ajudaste-me a ver o lado bom da vida . . .
O meu coração bate como nunca bateu, espero, que a melodia do meu coração continuou assim por muitos e longos anos.
Daqui a alguns anos, talvez vá pensar que tudo o que eu passei foi pura ilusão . . . mas quando a altura chegar preocupo –me com isso, agora quero , ouvir esta melodia que me toca de esperança.”




Sem comentários:

Enviar um comentário