terça-feira, 17 de maio de 2011

Modulo 6 - Projecto - Aula 1

Introdução ao módulo de design de produto
  • Visionamento de um PowerPoint
  • Material para a próxima aula 
  • Explicação do método de trabalho


Apontamentos do PowerPoint:



Design: tem origem na Revolução Industrial
  • Disegno (italiano)
  • Desígnio (intenção)


Natureza/Homem: 
  • O meio natural sempre foi uma fonte de inspiração.


Obra de arte: 
  • carácter único


Produção industrial/ em serie:
  •  maquinação; produção de muito exemplares idênticos.


Domínio de uso e aplicação do design de produto:
  • Mobiliário: cadeira; brancos; mesas; etc etc etc
  • Equipamento urbano: caixotes do lixo; paragens; etc etc etc
  • Produto: caneta; mochila; óculos; etc etc etc

Design surge pelos arquitectos (são os primeiros design).
Ergonomi: 
  • ergon (trabalho) e nomos (regras ou leis naturais).

Antropometria: 
  • disciplina que estuda os valores métricos globais e parcelas do corpo humano.

Metodologia Projectual: 
  • é a organização de um conjunto de acções que orientam o processo criativo na elaboração de um projecto e apoia-se em dois níveis diferentes: atitude criativa e emotiva e atitude logística e racional.
    Fases:

    • 1º Estruturação do problema;
    • 2º Projecto e experimentação;
    • 3º Realização

    Autores:
    •  Michael Tonel
    •  Marcel Brown
    •  Le Corbusier
    •  Max Bill
    •  Alvar Aalto
    •  Vener Panton
    •  Anne Jacobsen
    •  Ettore Sottsas
    •  Marco Ferreri

    Design Ecologico: reciclagem ou reutilização
                Autores:
                            Julian Brown
                            Andreas Moller



    Material:
    • Folha A3 papel cavalinho
    • Folha A3 papel esquiço (vegetal)
    • Régua ( escala + de 40 cm)
    • Esquadro (escala + 20cm)
    • Transferidor
    • Compasso
    • Lapiseira (minas 0,5cm)
    • Lápis HB
    • Borracha
    • Afia
    • X-acto
    • Tesoura
    • Cola liquida
    • Cartolina 1 ou + cores
    • Papel quadriculado A4  



    Explicação do método de trabalho:

    • Desenho técnico : normas de representação de projecções ortogonais.
    • Método Europeu:

    • Usar perspectiva cavaleira



    • Desafio: (não há)
    • Conceito: (não há)
    • Referenciais: (não há)
    • Pesquisa: procurar 10 objectos de cada função
      • Função prática
      • Função estética
      • Função simbólica
    • Exploração de ideias: (não há) 
      • Substituído pelo desenho técnico
    • Selecção de uma ideia: (não há) 
      • Substituído pelo desenho técnico
    • Desenvolvimento de uma ideia: (não há) 
      • Substituído pelo desenho técnico
    • Realização
      • Maquete  
      • Fotografar (varias)
    • Portefólio - memória descritiva desaparece e dá lugar ao Relatório de execução

    Fases do trabalho:

    • Cubo 12cm de arestas em perspectiva cavaleira (papel cavalinho A3)
    • Identificar no cubo em perspectiva cavaleira as medianas diagonais das fases externas ( papel cavalinho A3)
    • Identificar no cubo em perspectiva cavaleira as medianas e diagonais internas (papel cavalinho)
    • Identificar 4 sólidos dentro do cubo em perspectiva cavaleira partindo das medianas e diagonais identificadas (esquiço)
    • Esboço das projecções no método europeu (esquiço)
    • Ensaio da planificação dos sólidos em papel quadriculado
    • Projecções do um sólido do método europeu (rigoroso) com contagem (papel cavalinho)
    • Maquete em cartolina a escala 1:1

    Planificação da folha de trabalho:





    • Esquadria é feita com um traço de intensidade grande
    • os outros dois tipos fazem o desenho


    Desenho técnico:



    • carregar mais nas linhas visíveis
    • linhas invisíveis menos carregadas



    • medianas pontos médios das fases
    Exemplos:







    Exercícios:






      Sem comentários:

      Enviar um comentário